quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

5 263 - Os Navios negreiros não sobem o Cuando, Domingos Lobo

Índice

Os estrangeiros 13
A primavera marcelista em N´Riquinha 25
Andanças em terras mansas 45
Desenrascar, dizem eles 63
Quando o tropa se instala entre os colonos modelo 77
Em Serpa Pinto, não vás à puta do leva e traz 91
Retrato do soldado quando ferido 103
Noites do Mussende 123
A patroa 133
A mosca tzé-tzé 141
Faltaram vários + um 149

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Mata da Kapua

A mata da Kapua é a única zona da floresta densa na parte mais a leste do Cuango-Cubango, mesmo assim é um simulacro das florestas a norte. Mangue, dendém, baobás velhos e já secos acompanham a picada que descreve um arco em volta da lagoa. No centro, onde a picada deixa de acompanhar a lagoa, as árvores fecham-se, o capim cresce alto, as raízes velhas destroem os caminhos, os camiões atascam de dez em dez metros, as copas das árvores fecham-se tapando o sol.

Pág. 69 e 70
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Quando a tropa se instala entre os colonos modelo

Administrador - coisa fina

1 - Isto agora é outra loiça, pia mais piano. Colonos fresquinhos e bem falantes, um administrador - coisa fina, de primeira água - prole respectiva com muitos maiatos para as tarefas caseiras.

Pág. 77
***********

Administrador, pessoa simpática

À parte estas incursões a Serpa Pinto - no estrito cumprimento do dever -, o administrador é um tipo simpático, bem palrante, a provar que os fachos também têm alma

Pág. 80
*-*-*-*-*-*

A filha do administrador

Mas, se todos estas atributos ( e outros que tenho pudor de trazer a domínio público) não bastassem para elevar a nossos olhos a figura ímpar do administrador, um só lhe bastaria para o tornar, para sempre, credor da nossa mais firme admiração e respeito: a filha. É que, caro leitor, o administrador tem filha. E nova. E sã. E escorreita de formas. E em idade de começar a saber o que custa a vida.

Pág. 81

Sem comentários: