quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Comentário a Cazombo

Nota
Os bolds são meus.
Rui Moio

via Comentários do blog fernandomartinsdias by fernandomartinsdias on 12/30/09
Caro Nelson
Foi com bastante agrado que recebi notícias de um amigo que não conheço, mas que viveu os maus momentos que vivi e que tantos jovens da nossa idade tiveram que passar, para se andar naquela guerra que parecia não ter fim. Fico admirado como é que um menino de 8 anos (o teu caso) ter ido para o Luso em 1948, devia ser uma cidade muito pequena. Pois que quando a conheci em 1965 ainda era uma cidade relativamente pequena , mas muito bonita. Gostei e ainda fui ao cinema Luena de que te deves lembrar . Durante a minha comissão fui lá umas 4 vezes, ia sempre num Unimogue e durava uns 3/4 dias a lá chegar era sempre picada. Quanto a Teixeira de Sousa, foi o fim da minha viagem de comboio quando da minha ida de Luanda para o Cazombo . Depois disso no Natal de 1965 fui lá com uns soldados do meu pelotão para passar uns dias de féria em compensação dos bons serviços segundo a perspectiva do meu comandante, mas como podes ler neste meu blogue quando estava a chegar e seguia paralelamente à linha de caminho de ferro, vi um comboio descarrilado e a arder, estava já perto de Teixeira de Sousa, e quando lá cheguei a então Vila estava a ferro e fogo com uns cerca de 800 negros que assaltavam a casa dos civis brancos e atacavam também o quartel. Fui para dentro quartel conforme pude e lá dei a minha ajuda pela manhã o inimigo retirou mas deixou no terreno centenas de mortos. Ainda hoje guardo alguns jornais da época sobre esta carnificina que não mais esqueço. Neste blogue se leres com atenção interveio um bloguer que nasceu no Cazombo de nome Rui Moio e de lá veio com 4 anos para Portugal e segundo sei será um Catedrático da nossa praça, é uma pessoa que admiro, muito embora não o conheça e tem vários blogues sobre diversos assuntos, é um intelectual. E não me vou alongar mais. Foi um prazer e sempre que queiras é só escrever. Entretanto um abraço e votos de um Feliz Ano Novo. Fernando Dias

Sem comentários: