terça-feira, 18 de maio de 2010

Mussolini visto por Winston Churchill em 1927

Mussolini visto por Winston Churchill em 1927

via nonas by nonas on 4/27/10
"O génio romano, personificado por Benito Mussolini, o maior legislador vivo, mostrou a diversas nações que se pode resistir ao comunismo; traçou o caminho que uma nação pode seguir quando é dirigida com coragem. Com o regime fascista, Mussolini estabeleceu uma orientação central que os países empenhados na luta contra o comunismo não deveriam já hesitar em tomar como exemplo. Se fosse italiano, tenho a certeza de que teria apoiado Mussolini do princípio ao fim. É uma palermice pensar que o regime italiano não assenta numa base popular ou que não se mantém no poder com o consentimento activo da grande maioria da população italiana. Fiquei fascinado, como muitos outros, pelo comportamento muito simples de Mussolini, pela calma e a serenidade que mantém apesar de tantas responsabilidades e tantos perigos. É evidente que não pensa senão no bem-estar duradouro do povo italiano, tal como o concebe, e não atribui a mínima importância a considerações de menor peso. Está a fazer do seu país uma potência aceite e respeitada no mundo. A Itália redescobre a grandeza imperial do passado."

Declaração à imprensa, em Janeiro de 1927,
por Winston Churchill, ministro das Finanças britânico.

In Dominique Venner, O Século de 1914 – Utopias, Guerras e Revoluções na Europa do Século XX, Civilização Editora, 2009, pág. 217.

Nota: Curioso é Mussolini ter sido assassinado por dois agentes secretos do MI6 a 28 de Maio de 1945, às ordens de Churchill como o prova Giorgio Pisanò no livro "Gli ultimi cinque secondi di Mussolini".

Sem comentários: