quinta-feira, 2 de abril de 2009

É só comparar...


via Estado Novo de Abrantes em 01/04/09

É SÓ COMPARAR...

Há pouco tempo, no site "Portugal Club", escrevia Maria Isabel Galveias relembrando uma passagem na vida do Doutor António de Oliveira Salazar.
A articulista começava por dizer:

Muito se tem falado sobre o facínora Salazar e seus métodos.
Muita tinta correu a maldizer o homem e o governante.
Muito pouca tinta se gastou a falar das boas coisas que ele fez, e foram muitas.
Vejam esta por exemplo:
Quando os governantes eram honestos....

Um texto de José Luciano Sollari Allegro
Secretário Particular de Salazar entre 1947/1960

"Entre os muitos exemplos que revelam o escrúpulo com que o Doutor Salazar zelava pelos dinheiros públicos, quero recordar o respeitante ao pagamento de uma renda pela utilização do Forte de Santo António do Estoril, que estava entregue ao Ministério do Exército.
Quando em determinado ano, foi preciso fazer obras de conservação na residência da rua da Imprensa, escolheu-se aquele forte para que o Presidente do Conselho ali permanecesse enquanto decorriam aquelas obras. O Doutor Salazar gostou do Local e no Verão do ano seguinte pensou em voltar para lá. Entendeu, porém, que deveria pagar uma rende mensal por aquela utilização e argumentava com o facto de a lei prever que o Presidente do Conselho tivesse direito a residir num edifício do Estado mas não em dois.

O Ministério do Exército não sabia a renda que deveria cobrar pela utilização do Forte e foi preciso insistir para que ficasse estabelecido o montante mensal que o Doutor Salazar deveria pagar enquando lá residisse. Nos anos seguintes as coisas processaram-se da mesma forma e todos os meses o Presidente do Conselho me entregava o dinheiro ou cheque com a quantia necessária para pagar ao Ministério do Exército a renda que havia sido previamente fixada."

José Luciano Sollari Allegro
ecretário Particular de Salazar entre 1947/1960

Pois….
È só comparar com os políticos da actualidade.
È só comparar…..
Manuel Abrantes

Sem comentários: