domingo, 17 de maio de 2009

SOMOS UNS "TI PENICOS"!

via DA TAILÂNDIA COM AMOR E HUMOR de Jose Martins em 17/05/09
Memórias que o correr do tempo não apaga

Hoje recebi um e-mail, entre os numerosos que me chegam todos os dias à minha caixa do correio do computador. Uns apago e outros publico neste blogue.
-
Porém o que um meu amigo, de longa data, me enviou do Porto e batido pelas teclas do jornalista Mário Crespo, não me poderia alhear .
-
Um dos principais temas era a "cagança" do transportes de alguns dos políticos que governam Portugal, usam e aos quais foi confiado, pelos portugueses, os destinos de Portugal.
.
Crespo, no seu brilhante artigo, de intervenção, refere-se ao "Falcon" um "jactozinho", de muito prestígio (sem saber quantos foram adquiridos pelo Governo de Cavaco Silva) que um desses passarinhos do ar iria ser o transporte, de excelência, do então Ministro dos Estrangeiros João de Deus Pinheiro, durante a primeira Presidência de Portugal do Conselho das Comunidades Europeias" no primeiro semestre do ano de 1992.
-
Evidentemente que Portugal teria que mostrar aos seus parceiros da União Europeia que deixou de vestir "fatiotas" de pano de "surrobeco" mas daquele, fino, às risquinhas e manufacturado no estrangeiro e se for de procedência inglesa muito melhor.
-
Os portugueses ou são humildes ou "Ti Penicos"!
-
O Ti Penico, um pobre diabo e pastor da minha terra, que fez à mulher cerca de 20 filhos, foi vivendo, humildemente, com o seu rebanho de badanas, algumas coxas do mal da "apeira".
-
Nos anos de 1942, com a II Guerra Mundial, chegou a febre dos minérios volfrâmio e do cassiterite às aldeias do distrito da Guarda entraram no autêntico pandemónio em desventrar as terras onde havia batatas, milho, feijões e vinha.
-
O Ti Penico, foi um dos "sortudos" por ter sido encontrado um filão de cassiterite numa sua courela. Transformou-lhe a vida, comprou, ouro para a mulher e a sua canalha, relógios quatro para os dois filhos, um para cada pulso e dois para os bolsos do colete.
-
A II Guerra Mundial terminou e o Ti Penico já estava na miséria, sem dinheiro sem ouro e as terras desventradas, feitas num areal porque a lavagem do solo levou pela corrente a camada orgânica que produzia a comia para casa e erva para alimentar as badanas..
-
A primeira Presidência Portuguesa do Conselho das Comunidades Europeias, foi um acontecimento notável e hoje, sem ponta de dúvida foi o "sonho do Ti Penico" de um Portugal rico e que os dinheiros que vieram (para as primeiras impressões) que seriam depositados num saco onde se lhe iria meter a mão e nunca mais encontrar o fundo.
-
Foi isso mesmo e os que governavam Portugal na altura entraram em órbita, deitaram foguetes, fizeram muita festa e gastaram sem fazer contas ao futuro e não pensarem que os países ricos nunca dão um "salpicão" a um pobre sem, mais tarde, receberem um porco de volta..
-
O nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros João de Deus Pinheiro, homem imparável nas suas vaidades e "caganças" foi um real "Kissinger", americano, nas suas viagens pelos países da Europa.
-
Um homem novo, de barba preta bem "aparada" e não deu descanso ao "Falcon", aquirido pelo Governo e entregue à Força Aérea Portuguesa, porque só ela tem pilotos para o fazer voar.
-
Foi muito "nice" as grandes passeatas de Deus Pinheiro pelos céus da Europa e o mesmo de um "tipo" deixar o seu Renault R4 e passar para um Lamborgini, que comprou aos soluços para dar largas a vaidades.
-
Os "Falcon´s" ainda existem, (velhos e em desuso) mas continuam a voar, já sem prestígio que valha e até, a FAP se queixa que o governo é "caloteiro" que lhe deve não sei quantos milhares de euros de voos procedidos.
-
Mas esses dinheiros, os vindos de Bruxelas, não foram só utilizados para compra de Falcon´s, foram para onde calhou!
-
Passeatas, pedidos de embaixadas para mudar a face velha e maquilhar outra porque, nós agora somos gente rica e de prestígio porque já não somos "ibéricos" mas europeus...
-
Afinal não somos nada europeus, mas uns Ti Penicos o que viveu na minha terra e o conheci muito bem.
José Martins

Sem comentários: