quinta-feira, 22 de abril de 2010

Carta de Ghandi a Hitler

via Hipnozz by Mário Rui Santos on 4/6/10
"Caro amigo,

Alguns amigos me incentivaram a escrever-lhe em nome da humanidade. Mas tenho resistido aos seus pedidos, porque me parecia que uma carta minha para si seria uma impertinência. No entanto, algo me diz que não tenho que calcular mas que tenho que fazer o meu apelo, valha ele o que valer.

É muito claro que você é hoje a única pessoa no mundo que pode impedir uma guerra que poderia reduzir a humanidade ao estado selvagem. Terá você de pagar esse preço por um objectivo tão valioso quanto este lhe parece ser? Quererá escutar este apelo de alguém que tem evitado deliberadamente o método da guerra, com considerável sucesso?
De qualquer forma conto com o seu perdão se cometi um erro em lhe ter escrito.
O seu amigo sincero
M.K.Ghandi
23 de Julho de 1939"

Foto e trad.: Mário Rui Santos

Sem comentários: