domingo, 26 de setembro de 2010

ARROZ DE BACALHAU, DE COENTRADA (para 4 adultos)

via Sopas de Pedra by A. M. Galopim de Carvalho on 9/24/10

2 postas de bacalhau do lombo, previamente demolhadas
300 g de arroz
4 dentes de alho (ou mais, consoante o gosto de cada um)
1 decilitro de azeite de muito boa qualidade
1 molho grande de coentros
2 ovos cozidos
1,5 L de água
1/4 de pimento encarnado

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas, lasque-o e reserve-o.
Na água da cozedura coza, de seguida, o arroz.
Entretanto, na batedeira ou num copo com a "varinha", faça um batido de azeite, com o alho e os coentros picados (só não aproveita a raiz). Se necessário, acrescente uma pequena golada de água da cozedura para ajudar a operação. O batido, que deve ficar oleoso e espesso, tem uma bela cor verde e aumenta substancialmente os aromas do alho e dos coentros, valorizando-os. Ler mais


Em lume brando, e quando o arroz estiver cozido, junte o batido e, de seguida, o bacalhau, mexendo com cuidado, apenas para homogeneizar a mistura. Acrescente uma pequena porção, a gosto, de pimento encarnado picado em pedaços com 1 a 2mm, o que lhe vai dar um aspecto colorido e alegre.
Enriqueça com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas e sirva, de imediato, bem quente.

VARIANTES
Substitua o arroz por massa à sua escolha (cotovelos, lacinhos, macarrão, espirais ou, mesmo, esparguete). Quando a massa estiver cozida, al dente, escorra a água da cozedura, junte o batido, o bacalhau, o pimento picado e conclua de modo semelhante.
Em substituição do bacalhau e usando o mesmo procedimento, experimente pescada, amêijoas, outros bivalves (mexilhão, conquilhas, berbigão, lingueirão) ou mariscos variados (bivalves, camarões, lulinhas cortadas às rodelas).

Sem comentários: