sexta-feira, 20 de junho de 2008

Declaração (Escrita de Stefan Sweig deixada na hora da sua morte em Petópolis)



Declaração
Antes de deixar a vida por vontade própria, com a mente
lúcida, imponho-me a última obrigação: dar um carinhoso
agradecimento a este maravilhoso país, o Brasil, que propi -
ciou, a mim e à minha obra, tão gentil e hospitaleira guarida.
Em cada dia aprendi a amar este país, mais e mais. Em
parte alguma poderia reconstruir a minha vida agora que o
mundo da minha língua está perdido e o meu lar espiritual,
a Europa, autodestruído.Depois dos 60 anos são necessárias
forças incomuns para começar tudo de novo. Aquelas que
possuo foram exauridas nestes longos anos de desampara -
das peregrinações. Assim, em boa hora e conduta erecta,
achei melhor concluir uma vida na qual o labor intelectual foi a mais
pura alegria e a liberdade pessoal o mais precioso bem sobre a terra.
Saúdo a todos os meus amigos. Que lhes seja dado ver a aurora desta
longa noite. Eu, demasiadamente impaciente, vou-me antes.”

Fonte: A Tragédia de Stefan Sweig de Adrian Gramary - PDF

Sem comentários: