terça-feira, 17 de junho de 2008

Indiana Jones

Enviado para você por Rui Moio através do Google Reader:

via sorumbático de noreply@blogger.com (Nuno Crato) em 17/06/08
Por Nuno Crato

A REVISTA "NEW SCIENTIST" relatava recentemente uma discussão curiosa. Queixam-se alguns arqueólogos da maneira como a sua profissão é retratada na ficção e no cinema. Na realidade, os verdadeiros investigadores não passam a vida em aventuras violentas, disputando peças arqueológicas em locais misteriosos. Ao contrário do que transparece, por exemplo, no filme "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", assim como noutros da mesma série, os arqueólogos passam anos e anos estudando e catalogando peças, dirigindo escavações e recuperando ruínas obscuras. Os tesouros são poucos e as perseguições também. As grandes descobertas são extremamente raras e o trabalho rotineiro é a regra. O herói Indy é pois uma personagem que não faz jus ao trabalho dos verdadeiros investigadores do passado.

Outros arqueólogos, contudo, dizem que os filmes de Indiana Jones têm atraído muitos jovens para a sua actividade, existindo um interesse redobrado pelas carreiras de investigação histórica. Contrapõem os primeiros dizendo que não vale a pena enganar os jovens e que os que são motivados pelas aventuras cinematográficas não estão certamente interessados na verdadeira arqueologia.

Estas discussões são quase tão velhas como o mundo, mas contrapõem duas realidades diferentes. Uma coisa são os sonhos de infância; outra as realidades da juventude adulta. Uma coisa são os motivos, felizmente algo idealistas e românticos, que levam muitos jovens a escolher carreiras científicas; outra são as realidades do trabalho.

Muitos jovens mudam enquanto aprendem. Não vale a pena levar tudo demasiado a sério. E há ainda adultos, como eu, que gostam de Indiana Jones.

«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 12 de Junho de 2008

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Sem comentários: