terça-feira, 1 de julho de 2008

A caminho de Madrid

A caminho de Madrid

via sorumbático de noreply@blogger.com (Nuno Crato) em 01/07/08
Por Nuno Crato
SÃO OITO, E ESTÃO A PREPARAR-SE intensamente em Coimbra. Dentro em breve irão defrontar os olímpicos de outros países. Na realidade, a sua preparação começou há muitos anos, quando se estrearam nas primeiras letras. Foi então que começaram a adquirir sistematicamente a noção de número, que estudaram melhor o espaço e as figuras geométricas e que aprenderam as operações. Ganharam gosto pela resolução de problemas e estão agora a desenvolver técnicas para serem capazes de enfrentar mais e mais problemas. Estão a caminho das Olimpíadas Internacionais de Matemática — é claro! Vão para Madrid, onde de 10 a 22 de Julho estarão muitos jovens talentosos, seleccionados entre os melhores do mundo inteiro.
Só em Portugal, foram 30 mil os estudantes que participaram este ano nas olimpíadas. Os oito que vão representar o nosso país recebem um treino adicional no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Um treino em técnicas e em pensamento criativo, pois as duas coisas são indissociáveis. Quanto melhor se domine a técnica, quanto mais rápido se for nos algoritmos, quanto mais mecanizadas estiverem as operações e quanto mais rica for a memória, mais fácil é ser-se criativo. Em matemática como noutras disciplinas.
Um dos maiores génios matemáticos contemporâneos, jovem Terence Tao, é um dos muitos investigadores que se iniciaram nas olimpíadas. Escreveu então um livrinho dedicado aos seus colegas olímpicos e intitulado "Como Resolver problemas Matemáticos". O livro vai esta semana ser lançado em Coimbra, no Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Vale a pena lê-lo. Percebe-se como a criatividade é irmã do trabalho.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 28 de Junho de 2008

Sem comentários: