segunda-feira, 21 de julho de 2008

O 25 de Abril e Marcello Caetano pela PIDE - II

O 25 de Abril e Marcello Caetano pela PIDE - II

via nonas by nonas on 7/20/08
«Por volta das 2 ou 3 horas da madrugada, recebi na minha residência um telefonema da DGS. Pedia-me que fosse buscar o presidente do Conselho de Ministros a casa, na Rua Duarte Lobo.
(…) Quando cheguei a casa de Marcello Caetano, ele já estava à minha espera. Cumprimentei-o, trocámos algumas palavras de cortesia. Entrámos no carro. Disse-lhe que o conduziria à 1.ª Região Aérea, em Monsanto, para onde ele fora no 16 de Março e como de resto estava previsto para situações de emergência. Marcello disse-me que não queria ir para Monsanto e impôs o Carmo como destino. (p. 159)
«Entrei com o carro no quartel, estacionei na parada. Fomos recebidos pelo comandante da GNR, general Adriano Pires, que estava à nossa espera. Percebi depois que Marcello Caetano lhe telefonara de casa, antes de eu lá chegar, informando-o que iria para ali.
Passei o dia todo ao lado do presidente do Conselho. Ou estava com ele no gabinete do comandante, ou estava à porta.
Telefonou aos chefes militares e a alguns ministros. Talvez uma hora depois, chegaram o Moreira Baptista, ministro do Interior, e Rui Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros. Este, mal me viu, perguntou-me quanto tempo mais era preciso para sufocar a rebelião. Eu disse-lhe que, por mim, era já, mas estava tudo nas mãos do presidente do Conselho…
Entretanto, Marcello recebeu um telefonema do almirante Ferreira de Almeida, comunicando-lhe que estava uma fragata no Tejo pronta a bombardear as tropas sublevadas no Terreiro do Paço. Todavia, Marcello deu-lhe ordens para não disparar. Nunca percebi! A rebelião tinha acabado ali… Telefonaram-lhe também os generais Kaúlza de Arriaga e Santos Costa, dizendo-lhe que tinham unidades da Força Aérea e do Exército prontas a acabar com a sublevação, mas a todas essas indicações Marcello respondia ou que não queria um banho de sangue, ou que ficassem a aguardar ordens suas. As horas foram passando e… nada! Marcello nunca deu ordens a ninguém para resistir ou contra-atacar. (p. 160)


Diogo Albuquerque
Chefe de Brigada da DGS.

In Bruno Oliveira Santos, Histórias Secretas da PIDE/DGS, Nova Arrancada, Lisboa, 2000.

Sem comentários: